Descrição do produto
Título: Linguagem e Comportamento Social
Autor: W. P. Robinson
Peso com a embalagem: 314 g
Frete: O preço de capa já inclui o valor do frete para todo o Brasil.
Editora: Cultrix (São Paulo)
Categoria: Ciências Sociais, Linguística (Outras áreas de interesse: Psicologia Social, Pedagogia, Sociologia e Comunicação Social).
Ano: 1977
Encadernação: Brochura
Orelhas: Sim.
Dimensões: 19 cm x 13 cm x 1 cm
Data de cadastramento: 08.03.2024
Idioma: Português
Tradução: Jamir Martins
ISBN e Código de barras: Não informados.
Páginas: 208 p.
Estoque: Dois exemplares.
Estado de conservação: Exemplares novos, nunca usados, em muito bom estado, páginas e laterais claras, com amarelado muito leve, quase imperceptível, em decorrência da passagem do tempo (a edição é de 1977). Capa, quarta capa e lombada perfeitas e bem presas. Miolo sem dedicatória, sem folhas arrancadas, sem manchas, sem anotações, sem riscos, sem sublinhados, sem marcas de fita adesiva, sem furos, sem sinais de umidade.
Observação: O preço de capa é para cada exemplar.
Mais informações:
Dizeres da quarta capa: Este livro se constitui numa espécie de introdução aos problemas fundamentais da sociolinguística, psicolinguística social ou psicologia social da linguagem. Interessa, portanto, às seguintes áreas: Linguística, Psicologia, Pedagogia, Sociologia e Comunicação. Oferece ao leitor universitário uma estimulante análise das categorias de função e estrutura na linguagem. A mensagem central deste livro é a de que temos de examinar de perto a função da linguagem, bem como, suas unidades e estruturas, se quisermos entender em profundidade o uso da linguagem como um sistema de comunicação. Nos capítulos iniciais, o autor desenvolve uma taxinomia e traça um quadro geral das funções da linguagem, estudando-lhe, nos capítulos posteriores, os aspectos mais vinculados ao comportamento social: marcação de estados emocionais; personalidade e identidade social; relações entre papéis sociais; interação dos fatores verbais e não verbais nos encontros face a face; e articulação de função e estrutura na fala das várias classes sociais, com ênfase especial na socialização da criança.
O Professor W. P. Robinson, quando da edição da obra, atuava como docente de Psicologia da Universidade de Southampton, na Inglaterra.
O volume se divide em dez capítulos, cada qual com vários subtítulos. Ei-los, com alguns dos subtítulos, todos acompanhados de uma nota introdutória: 1 - INTRODUÇÃO (Que vem a ser um sistema de linguagem?; Como a linguagem funciona; Regras sociolinguísticas que interessam ao psicólogo social; Interação entre linguagem e meio social. 2 FUNÇÕES DA LINGUAGEM (Razões de um enfoque funcional/estrutural; Classificações de funções; Uma taxionomia de funções); 3 FUNÇÕES DESCRITAS DA LINGUAGEM (Comportamento verbal como meio de evitar outros problemas; Conformidade a normas; Estética; Regulação de encontros; Autorregulação: comportamento e afeto; Regulação de outros; Expressão de afeto; Características do emissor: estados emocionais, personalidade e identidade social; Relação entre papéis; Funções de metalinguagem e outros). 4 CARACTERÍSTICAS DO EMISSOR: MARCAÇÃO DE ESTADOS EMOCIONAIS (Avaliação de características vocais; A ansiedade como caso especial; Perturbações extralexicais da fala e outros). 5 CARACTERÍSTICAS DO EMISSOR: MARCAÇÃO DE PERSONALIDADE E IDENTIDADE SOCIAL (Linguagem e personalidade; Reações a sotaques; Pronúncia, identidade e personalidade; Sumário de problemas de inferências; Prosódia e personalidade; Qualidade vocal e traços de personalidade e outros). 6 MARCAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE PAPÉIS (Formas de tratamento; O uso dos pronomes Tu e Vós; Nomes próprios e títulos; A semântica do poder; A semântica da solidariedade; Papéis em pequenos grupos; Papéis prescritos e outros). 7 A REGULAÇÃO DE ENCONTROS E OS ENCONTROS COMO REGULADORES (Regulação de encontros; Variedade de encontros; Sequências convocação-resposta; Os encontros como reguladores; Limitações espaciais; Limitações do canal; Participantes e outros). 8 CLASSE SOCIAL E LINGUAGEM (Fries, Schatzman e Strauss; Bernstein; Um pequeno mal-entendido?; O arcabouço teórico de Bernstein; Indicação empírica; A fala; A escrita; Método de Cloze; Relações entre função e estrutura. 9 CLASSE SOCIAL, LINGUAGEM E SOCIALIZAÇÃO (Atitudes das mães para com a linguagem; Comportamento relatado das mães; Uma crítica metodológica; O comportamento de crianças; Interação observada entre mãe e filho em situação de ensino; Discussão). 10 VISÃO GERAL (Limitações de dados; Objetivos; Ciência e tecnologia; As regras são suficientes?; Meio). (R. A.)
IMPORTANTE: Adquirir produtos ou serviços no Alfaya Livreiro significa estar de acordo com os nossos Termos de Uso. Assim, é altamente recomendável a leitura das condições ali dispostas. Para isso, basta clicar no respectivo título, no rodapé desta página.
Muitos falam, poucos ouvem. Ler é uma forma de ouvir. (R. A.)