Ref.: U6DKNSJUC | Disponibilidade: 1 dia útil

Livro, crônicas: J F dos Santos, Minhas Amigas

R$ 12,00
Descrição do produto

Título: Minhas Amigas: retratos afetivos

Autor: Joaquim Ferreira dos Santos

Peso com a embalagem: 392 g.

Editora: Objetiva (Rio de Janeiro)

Categoria: Ficção em Prosa (Crônicas)

Ilustrações: Miolo ilustrado por Mariana Massarani, a mesma artista responsável pelos desenhos da capa e da quarta capa.

Ano: 2012

Encadernação: Brochura com capa cartonada e miolo em papel pólen bege.

Orelhas: Não. Originalmente sem orelhas.

Dimensões: 21 cm x 14 cm x 1 cm

Idioma: Português

ISBN: 978-85-390-0342-6

Código de Barras: 9788539003426

Estoque: Um exemplar.

Cadastrado em: 20.12.2023

Páginas: 207 p.

Estado de conservação: Volume usado, em excelente estado (único dono). Seminovo, com aspecto de novo. Sem riscos, sem dedicatória, sem anotações, sem qualquer avaria.


Mais informações:


Minhas Amigas , de Joaquim Ferreira dos Santos, é uma obra sobretudo prazerosa de se ler.


A ilustradora da capa e da quarta capa, Mariana Massarani, com seu originalíssimo traço, é também a responsável por várias ilustrações que entremeiam as 100 crônicas curtas que compõem o volume.


Cada crônica começa com os dizeres Eu tenho uma amiga , seguem-se então as características das personagens e a história.


O estilo de Joaquim Ferreira, nessas crônicas, em alguns momentos lembra o delicioso As Cariocas , do inesquecível Sérgio Porto. Porém, Joaquim é mais conciso, e suas narrativas, atualíssimas, falam de uma mulher muito diferente daquela da época de Sérgio. Ademais, Sérgio, mantinha um distanciamento em relação às personagens: não se envolvia nas histórias, apenas as contava. Ao contrário, Joaquim Ferreira confere um toque de confidência, transforma-se em narrador-personagem. Ele sabe dos acontecimentos, não apenas por testemunhá-los diretamente, mas também pelas confidências das amigas .

Aliás, amigas a quem se liga tanto pelo mundo dito real quanto pelo virtual .


O texto flui leve, despojado, envolvente. O autor sabe como entreter, prender o leitor. Em poucas horas, é possível terminar o livro. No entanto, que ninguém se engane com essa leveza. A obra é um retrato tanto crítico quanto humano dos tempos atuais. O olhar de Joaquim é o de um homem que aprendeu a respeitar o próximo e a exercitar a compaixão, o que não o impede de exibir as contradições e paroxismos de nosso tempo. Ao falar da mulher, de suas 100 amigas, logicamente também termina falando de seus opostos, os homens com quem elas se tenham eventualmente envolvido. Assim, muitas vezes trata das questões amorosas, nestes estranhos tempos de relações impermanentes.


Joaquim Ferreira dos Santos, nascido em 1950, é colunista de O Globo e autor de três outras obras de literatura em prosa. Já obteve um Prêmio Jabuti de Biografia e Reportagem (R. A.).


Importante: Comprar produtos ou serviços no Alfaya Livreiro significa estar de acordo com os nossos Termos de Uso . Assim, é altamente recomendável a leitura das condições ali dispostas. Para isso, basta clicar no respectivo título, no rodapé do site .

Receba novidades e promoções!